quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Biocombustíveis


Após as Revoluções Industriais ocorreram grandes alterações no modo de produção e consumo da sociedade. A geração e distribuição de energia se tornaram cada vez mais importante para o setor industrial, já que o trabalho feito pelas máquinas só é possível através de energia. Esse processo aumentou a dependência da utilização de combustíveis, principalmente os de origem fóssil (petróleo, carvão mineral e gás natural). O grande problema é que essas substâncias são muito poluentes e após algum tempo irão se extinguir da natureza, não podendo ser reutilizadas. Nesse sentido, faz-se necessário o desenvolvimento de novos combustíveis cuja origem seja renovável, por isso os biocombustíveis surgem como uma alternativa eficaz.
Os biocombustíveis são uma fonte energética orgânica, derivados de matérias agrícolas como plantas oleaginosas, biomassa florestal, cana de açúcar e outras matérias orgânicas.


Existe uma vasta variedade de biocombustíveis, porém os principais e mais utilizados são: biomassa, bioetanol e biodiesel.
1. A biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica (animais e vegetais). Organismos que fazem fotossíntese são os principais na produção de biomassa. A produção de lixo por casa vem crescendo de uma maneira significativa e a sociedade atual com o passar do tempo além de consumir mais o que demanda uma maior produção, se esquece que esse próprio lixo pode gerar energia. As principais vantagens de utilizar a biomassa são: baixo custo de operação, devido a simplicidade do processo, facilidade de armazenamento e transporte, por normalmente ser leve, proporciona o reaproveitamento dos resíduos, possui alta eficiência energética e emite menos gases poluentes.

2. O bioetanol é um combustível obtido através da fermentação controlada e da destilação de resíduos vegetais (cana-de-açúcar, a beterraba, trigo ou o milho). Todos esses produtos passam por processos físico-químicos e se transformam em combustíveis. As vantagens de utilizar esse tipo de combustível são: tem alta capacidade energética, o que faz com que ele possa ser usado em automóveis adaptados, sua queima não é tão agressiva ao meio ambiente, o que contribui com a redução dos gases que intensificam o efeito estufa.

3. O biodiesel, um dos biocombustíveis mais comuns, é fabricado a partir de plantas (óleos vegetais) ou de animais (gordura animal), e pode ser utilizado nos carros ou caminhões que contenham motores a diesel em qualquer concentração de mistura com o diesel. Ele é produzido através de um processo químico onde o óleo retirado das plantas é misturado com álcool ou metanol e estimulado por um catalisador que provoca uma reação química entre o óleo e o álcool. Após isso, o óleo é separado da glicerina e filtrado. No Brasil, o biodiesel que é vendido nos postos possui em sua grande maioria o diesel, sendo composto por apenas 5% de biodiesel.

Os biocombustíveis com certeza são necessários hoje em dia, já que possibilitam o fechamento do ciclo de carbono (CO2), o que contribui para frear o aquecimento global, sua produção gera empregos e renda no campo e reduz o lixo no planeta, tem menor investimento financeiro em pesquisas, o manuseio e armazenamento são mais seguros que os combustíveis fósseis e especificamente no Brasil, existe bastante áreas de cultivo de plantas que podem ser utilizadas para a produção desse tipo de combustível. Em contrapartida, para serem produzidos eles consomem grande quantidade de energia, aumentam o consumo de água com a irrigação, reduzem a biodiversidade e se forem produzidos em larga escala, possibilitam a redução de alimentos por conta do aumento da produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário