No século XXI o que mais se debate é sobre a natureza e o planeta terra, questionando a hegemonia atual das energias não renováveis. A questão é como faremos essa substituição. Em média, carros liberam 120 gramas de CO2 a cada quilômetro, agora imaginem, as nações tomando medidas para que as taxas de CO2 lançadas no ar cheguem a ser nulas, será que deixariam os carros de lado?
Os carros elétricos são a grande sensação das novas concessionárias mundo afora, por ser um meio de transporte sustentável. Apesar disso, o Brasil terá que percorrer um longo e difícil caminho para a sua implantação, simplesmente por falta de incentivos públicos e de infraestrutura. Para que ocorresse a implantação desse carro no país, seria necessária toda uma reformulação nos postos e arredores para adaptação das cidades ao novo veículo.
O grande diferencial do carro elétrico é a utilização de energia limpa, ou seja, não há liberação de gás carbônico para a atmosfera, além de seu baixo custo de rodagem. Em um carro deste tipo você anda 110 km e gasta R$ 5,28. Esse é o valor dos 26,4 kW/h necessários para recarregar as 48 baterias de laptop que alimentam o motor de um Nissan Leaf (um carro elétrico), por exemplo. Percorrer a mesma distância em um veículo a álcool, com consumo de 16 litros de combustível a R$ 1,80 por litro, custaria R$ 28,80. Ainda existem carros elétricos que são auto funcionais. Desta forma, ele próprio se recarrega, por meio de frenagem, luz solar ou energia cinética, que é o caso do Circular Economy 4L, que foi criado para a montadora francesa Renault.
Circular Economy 4L |
Nenhum comentário:
Postar um comentário